A APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – realizou em Araçatuba no último fim de semana um curso de formação sindical e um seminário para discutir as mídias locais.
O Curso de Formação Sindical, foi realizado pela Diretora da Apeoesp da capital, Nilceia Victorino. Com uma pelestra dinâmica, a diretora mostrou aos professores vídeos e depoimentos de pessoas que reconhecem a força e a importância dos sindicatos.
No domingo, 29, aconteceu o Seminário: Mídia e os Movimentos Populares. Professores de toda a macro região discutiram como a mídia local trata em suas matérias, os movimentos populares. Paulo Lyra, professor de Pereira Barreto, ministrou uma palestra focada nos reais interesses da grande mídia e como isso acontece em suas proporções no interior.
Foi abordado também o avanço, cada dia mais rápido da internet e seus produtores de informação. Cada Blog, cada site que se dedica a nova “Mídia Alternativa” é uma ferramenta que se soma para difundir informações que não chegam a grande mídia.
Foi apresentado um vídeo mostrando as manchetes de jornais e como a a grande mídia, principalmente as TVs, apresentaram a sua versão da ultima greve dos professores, por exemplo.
Hoje, no Brasil, são milhões de pessoas conectadas a internet. Grande parte, com suas contas em Orkut, Blogs, face books e tantas outras redes sociais. Todas interligadas formam a maior rede de comunicação do mundo. O crescimento de pessoas que produzem informação cresce proporcionalmente às pessoas que buscam essas informações alternativas. Com isso, a sociedade ganha novos canais de informação, grátis, e cada dia, com mais facilidade. Foi discuto como os movimentos sociais podem veicular com agilidade informações através destas redes sociais, para melhor informa a população.
Após a discussão de várias idéias, o Seminário de Mídia se transformou em uma plenária onde um documento de organização e comunicação foi redigido e aprovado.
Ao final, um almoço regado a conversas sobre políticas na área da educação marcou o encontro. Confira algumas fotos da vereadora Durvalina com professores.
Gostaria de ter participado, mas infelizmente tive compromissos profissionais nesta data. Certamente poderíamos contribuir com uma proposta, concreta, para que o debate sobre mídia avance para objetivos concretos. Mesmo assim, está de parabéns a APEOESP por debater um tema tão relevante e apostar na formação política. É ela quem mantém o espírito de luta da classe trabalhadora.
ResponderExcluir