Os prefeitos, prefeitas e vices do PT, reunidos em Guarulhos/SP sexta (6) e neste sábado (7), aprovaram a Carta de Guarulhos, onde propõem uma grande mobilização do partido para reeleger o projeto nacional transformador colocado em prática pelo Governo Lula e que mudou o Brasil.
O documento divulgado pelos participantes do encontro deixa claro o apoio do conjunto dos governantes municipais do PT ao nome da ministra Dilma Rousseff como pré-candidata do partido nas eleições de 2010.
"Este projeto não pode parar e nem comporta retrocessos. Apenas iniciamos a grande transformação. A companheira Dilma junto com Lula é a responsável pela continuidade dos nossos sonhos. A partir de agora os prefeitos/as petistas reunidos em Guarulhos assumem a tarefa de articular uma grande frente política de partidos em apoio a Dilma Rousseff na maioria dos municípios do Brasi", diz um trecho do documento.
Leia a integra:
Carta de Guarulhos
Tomados pela vontade de reeleger o projeto que já retirou da linha de pobreza 25 milhões de brasileiros, lideranças petistas do Brasil inteiro reuniram-se em Guarulhos – SP nos dias 6 e 7 de Novembro em seminário organizado sob o título “O Futuro do Brasil em Debate”. Prefeitos, prefeitas, vices e deputados estaduais foram convocados pela direção partidária para refletir conjuntamente sobre o desafio posto ao PT: o de protagonizar mais uma eleição presidencial.
A certeza de que a sucessão do Presidente Lula assume a centralidade da nossa estratégia política para disputar as eleições de 2010 permeia todo o partido. A base de onde partimos para garantir uma grande vitória das forças populares são as inegáveis conquistas do nosso governo, as importantes forças políticas que somaram-se ao desafio de governar o Brasil, e o valioso símbolo representado pela atuação da Ministra e companheira Dilma Rousseff.
Este projeto não pode parar e nem comporta retrocessos. Apenas iniciamos a grande transformação. A companheira Dilma junto com Lula é a responsável pela continuidade dos nossos sonhos. A partir de agora os prefeitos/as petistas reunidos em Guarulhos assumem a tarefa de articular uma grande frente política de partidos em apoio a Dilma Rousseff na maioria dos municípios do Brasil.
A marca deste movimento não será outra se não a da vontade que registramos aqui objetivamente: um movimento aberto, não excludente e que pretende envolver o conjunto de lideranças municipais que tiveram papel determinante na elaboração das iniciativas que redundaram na abertura de um novo capítulo na relação entre o Governo Federal e os Municípios.
Registramos que a criação do CAF (comitê de articulação federativa), o fortalecimento da Subchefia de Assuntos Federativos constituíram espaços de debates e encaminhamentos que reconheceram os municípios como entes verdadeiramente federados. Possibilitou também avanços significativos no fortalecimento do chamado Pacto Federativo.
Definitivamente, a realidade é outra. Acabou o tempo em que os prefeitos eram ridicularizados em Brasília, época em que dizia-se, “andavam com pires na mão”. Os municípios não só conquistaram maior participação no bolo tributário nacional, como também o governo viabilizou diversos programas federais e melhores condições para o enfrentamento dos graves problemas das cidades brasileiras.
No debate que terá como palco a eleição do ano que vem, entendemos que a força da ação política da militância petista, da massa de simpatizantes e aliados ao nosso projeto será levada a termo a partir de uma ampla e permanente mobilização social.
Nunca é demais lembrar que no estalar da crise econômica mundial, o Presidente Lula recorreu aos líderes municipais para garantir a manutenção dos investimentos em obras públicas e em programas sociais, medida que permitiu reduzir a pobreza, distribuir renda e criar mais de 1 milhão de empregos mesmo no período mais agudo da crise.
A tarefa de organizar um movimento suprapartidário em defesa da continuidade dos programas sociais e, principalmente, o aprofundamento das mudanças estruturais ocorridas na economia brasileira, terá seu primeiro desdobramento prático na organização imediatamente de atividades estaduais que envolvam lideranças de outros partidos alinhadas ao desejo de dar continuidade ao projeto ainda liderado pelo Presidente Lula.
Resguardados os limites impostos pela legislação eleitoral, faremos deste encontro de Prefeitos, Vices e deputados estaduais, o primeiro momento no qual generalizaremos as reflexões preliminarmente esboçadas nas instâncias do PT.
Outra iniciativa assumida pelos prefeitos/as petistas serão as “Caravanas” - atividades que terão por finalidade articular e mobilizar os brasileiros em favor da continuidade do projeto que mudou o destino da nação e alterou profundamente a percepção do mundo sobre o Brasil.
Nosso desafio é produzir o maior acúmulo possível a cerca das possibilidades de exposição da companheira Dilma, associando-as ao legado do nosso governo e a simbologia extremamente positiva que seria o primeiro Presidente metalúrgico da história deste país transmitir a faixa presidencial para a primeira mulher Presidente do Brasil.
Companheira Dilma, você supera os desafios. Sua trajetória de lutas e sua experiência política a credenciam a avançar e consolidar o Brasil da inclusão, socialmente mais justo e economicamente forte, legado maior do nosso governo.
Temos certeza de que você aceitará a tarefa de ser a nossa candidata a Presidente da República. Com a força do povo, empenho de todos, será daqui em diante, a estrela mais brilhante na constelação de conquistas angariadas nos 8 anos de Governo do Presidente Lula.
Guarulhos, 07 de novembro de 2009
Encontro Nacional de Prefeitos/as e Vices do PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário