Você é nosso visitante nº

sábado, 19 de março de 2011

V Seminário de Tecnologia em Saneamento

A Vereadora Durvalina esteve ontem em Penápolis onde aconteceu o V Seminário de Tecnologia em Saneamento. O diretor de ambiente urbano, Sérgio Antonio Gonçalves falou sobre a PNRS ( Política Nacional de Resíduos Sólidos ). Ele ressalta o artigo 9º que implanta a seguinte política: Não Gerar resíduos; Reduzir o que tiver que Gerar; Reutilizar os Resíduos; Reciclar os Resíduos; Tratar os Resíduos não recicláveis e por fim vem a Disposição Final, que é a adequação desse material, como aterros sanitários especiais.

Segundo a PNRS resíduo é tudo que pode ser aproveitado e que possua valor econômico. Já os rejeitos são materiais que tenham um destino final como a queima ou encapsulado, que exigem normas específicas. Outra proposta da PNRS é a logística reversa dos seguintes materiais como Agrotóxicos; Óleos; Pneus; Pilhas e Baterias, e por fim produtos eletrônicos.

A logística reversa é a responsável por encaminhar esses produtos a um destino que não agrida o meio ambiente. Uma fábrica de pneus, por exemplo, para vender em Araçatuba, ela terá que recolher seu material usado, e assim com todos os outros produtos. Ainda segundo o palestrante, hoje acontece uma sobre carga do poder público que gasta recolhendo e tratando alguns produtos que são, segundo a lei 12.305/10, de responsabilidade das empresas que produziram o material.

Duvalina conversa com Lourival Rodrigues, presidente do DAEP.

Ao final o Presidente do DAEP ( Departamento de Água e Esgoto de Penápolis ), Lourival Rodrigues dos Santos, leu uma carta de Penápolis, produzida no seminário, e será entregue às autoridades do Estado e do Governo Federal. A carta foi aprovada por unanimidade pelo público presente.

O diretor de ambiente urbano, Sérgio Antonio Gonçalves falou sobre a PNRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário