Ontem foi dia de palestra no auditório da Universidade Paulista (UNIP) que faz parte dos eventos da semana da água. Antes da palestra, alunos do SESI apresentaram a coreografia Mão Pé, com o tema mistura fina, que apresentou danças contemporâneas. Os alunos do SESI também lançaram a campanha: Use vassouras e não mangueiras. Que incentiva o uso de vassouras para limpar a frente das casas.
A vereadora Durvalina compareceu para prestigiar o evento e colaborar para a economia de água em Araçatuba. Ela lembrou a importância da água para nosso planeta e para nosso corpo.
Em seguida a Bióloga Breila Pessoa proferiu palestra com o tema: Água e Educação Ambiental. A bióloga começou apresentando um vídeo que ilustra uma carta escrita em 2070, onde o mundo sofre com a falta de água. O vídeo foi publicado pelo Blog da Vereadora Durvalina e pode ser assistido no fim do post.
Em seguida Breila Pessoa apresentou dados recentes mostrando números que revelam a diminuição da quantia de água potável disponível e o aumento do desperdício. A palestrante lembrou que 97,5% da água que existe no planeta é salgada, sobrando apenas 2,5% de água doce. E quando falamos apenas de água doce Breila lembra que 1,72% estão nas calotas polares e nas geleiras, 0,75 são águas subterrâneas e apenas 0,01% estão nos rios, lagos e represas, ou seja, águas superficiais.
A palestrante apresentou também alguns números da ANA (Agência Nacional da Água) que aponta o esgoto domiciliar como o responsável pelo maior consumo de água no país. Outro dado impressionante apresentado na palestra de ontem foi que para cada tonelada de grãos que o Brasil produz são necessários 1.000 (mil) toneladas de água. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima uma colheita de 140,6 milhões de toneladas para a safra 2009/2010. O recorde é de 144,1 milhões de toneladas, obtido na safra 2007/2008.
Ainda segundo a palestrante o Brasil desperdiça 40% de toda a sua água tratada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário