A vereadora Durvalina apresentou á apreciação do Plenário, e foi aprovado por unanimidade, a instituição do Dia 17 de maio o Dia Municipal da Luta contra a Homofobia. A data já representa o Dia Mundial da Luta contra a homofobia, a agora, Araçatuba se atualiza em defesa da igualdade entre as pessoas, bandeira defendida pela vereadora Durvalina.
Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que se encarou a homossexualidade primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.
A Vereadora Durvalina também apresentou um voto de aplauso à Zoraide Marques de Almeida, Dona Zô, que há 12 anos cuida da praça principal do Bairro Guanabara. No último domingo, houve na praça, em comemoração ao aniversário, um Culturaça onde praticamente todas as Secretarias da Prefeitura estiveram presentes. Além disso, o dia foi marcado por muitas apresentações e homenagens à dona Zoraide.
A sessão ainda foi interrompida para o pronunciamento do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, que falou sobre a nova sede e os trabalhos realizados pela secretaria. Segundo ele, o Zoológico Municipal, Flavio Leite Ribeiro, tem planos de melhorias e será um excelente atrativo de conhecimento e lazer aos munícipes de Araçatuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário