Você é nosso visitante nº

terça-feira, 31 de maio de 2011

Software interligará Câmara, Prefeitura e DAEA

As folhas impressas contendo ofícios deixaram de circular com o novo programa, gerando economia do dinheiro público.


A Câmara de Araçatuba investe em economia e sustentabilidade. Visando diminuir os gastos com papel e aderindo a um modelo sustentável a Câmara criou um software que fará a comunicação, enviando ofícios aos órgãos responsáveis. O prefeito Cido Sério e representantes do DAEA estiveram no plenário da Câmara para a demonstração do programa.

Além da economia, a agilidade é outro ponto forte do programa. O funcionário pode enviar e receber ofícios em tempo real. Segundo o departamento de informática da Câmara, o programa é totalmente seguro. Cada usuário terá uma senha individual. Além disso, toda a movimentação de documentos (tanto envio quanto recebimento) gera um protocolo de segurança. Também é possível enviar fotos e vídeos anexos.

Ainda no quesito segurança todo o ofício recebido, assim como suas alterações, são notificadas em um e-mail previamente cadastrado.

A vereadora Durvalina acompanhou a demonstração e verificou a agilidade da comunicação entre os órgãos

Sessão da Câmara de ontem (30/05) aprova reajuste salarial e destaca ações do Museu Histórico

As sessões podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da Câmara Municipal. O link encontra-se à direita do nosso Blog.

A vereadora Durvalina, defendeu na sessão de ontem, 30/05, a reposição salarial de 6.40% no salário dos servidores municipais de Araçatuba. A parlamentar lembrou também a conquista da atual administração, que foi a aprovação da data base, onde, nenhum prefeito daqui para frente poderá ignorar.

No pequeno expediente a Vereadora falou sobre o trabalho de catalogação e conservação do acervo histórico do museu municipal. Fundado em 1964, o Museu Histórico Marechal Candido Rondon apresenta, desde 2009, uma alternativa diferenciada para os munícipes da região.

A arte está presente no museu em todos os sentidos. Exposições, shows e feiras acontecem no museu, que, a partir de sexta recebe mais uma exposição, confira a baixo.

Museu Histórico de Araçatuba recebe exposição do Museu Afro Brasil

O artista plástico Rubem Valentim entra em cartaz no Museu Marechal Cândido Rondon, no dia 3 de junho; entrada é gratuita

Em uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), e o Museu Afro Brasil, de São Paulo, Araçatuba recebe em junho uma exposição do artista plástico Rubem Valentim. Em cartaz a partir do dia 3 (sexta-feira), a mostra é composta por 14 obras produzidas com a técnica de serigrafia (processo de impressão a partir de um molde) e tem entrada gratuita.

Em “Emblemas Afro Baianos de Rubem Valentim”, o artista apresenta várias imagens que simbolizam o diálogo com a arte contemporânea. Por meio de uma linguagem geométrica, de viés concretista, a seleção é impregnada de um colorido vibrante, típico do artista baiano.

Rubem Valentim se notabilizou como escultor na década de 1950 e até sua morte, em 1991, recebeu várias premiações de artes plásticas, entre elas o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, no 11ª Salão Nacional de Arte Moderna (1962).

A exposição, que também conta com a parceria da Prefeitura de Araçatuba, pode ser vista até o dia 16 de julho no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua XV de Novembro, nº 247 – Centro). O telefone para informações é (18) 3625-3392.

Serviço: “Emblemas Afro Baianos de Rubem Valentim

Abertura: 03 de Maio, às 20h

Período: de 3/6 a 16/7/2011

Local: Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua XV de Novembro, nº 247 - Centro –Araçatuba/SP)

Horário: às segundas, das 14h às 17h; de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h

Entrada: gratuito

Informações: (18) 3625-3392

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prefeito presta contas na Audiência Pública de Finanças

O Prefeito Cido Sério e seus secretário esclareceram as duvidas da população e dos vereadores

O prefeito Cido Sério esteve presente na Câmara Municipal na noite de hoje, 26/05, para a audiência pública de finanças. Todo o secretariado municipal esteve presente para atender toda a população presente. Todos puderam fazer questionamentos ao governo.

Vereadora Durvalina não pode estar presente por compromissos assumidos anteriormente assumidos em São Paulo. Ela participa de ações da APEOESP.

O prefeito respondeu os questionamentos do público e dos vereadores presentes. O chefe do poder Executivo teve a oportunidade de falar dos programas do Governo Federal, nos quais Araçatuba é destaque nacional, como o Minha Casa Minha Vida.

Jornalista lança livro em Araçatuba


Na noite de ontem a Vereadora Durvalina também compareceu no lançamento do livro do Jornalista João Roberto Laque. O jornalista publicou o livro “Pedro e os lobos” que faz uma leitura diferenciada e específica dos “anos de chumbo”, onde o Brasil passou pelo período mais difícil da sua história: a ditadura.

O autor apresentou o livro no teatro municipal Paulo Alcides Jorge, anexo a biblioteca municipal de Araçatuba. A Apresentação aconteceu de informalmente. Foi um bate papo entre os presentes e o autor, que, entre uma pergunta e outra, falava de episódios citados no livro. Em vário momentos o autor enfatizou a vontade de contar o período da ditadura de uma forma atraente aos jovens que não conheceram esse período obscuro de nossa história.


Moradores do Taane Andraus pretendem reorganizar Centro Comunitário

Na noite de ontem a vereadora Durvalina participou de uma reunião com moradores do Bairro Tanee Andraus para discutir a nova diretoria da Associação dos Moradores do Bairro. Hoje o centro comunitário se encontra abandonado, porém, muito moradores estão dispostos a mudar a situação. Ainda com iluminação improvisada, os moradores discutiram o novo rumo da associação.

A vereadora Durvalina orientou os moradores e colocou seu gabinete a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a reconstrução do Centro Comunitário. Muitos moradores, na reunião, disseram sentir falta dos serviços que podem ser prestados pelo poder público em um Centro Comunitário, como atendimento médico e atividades esportivas.

Voto de aplauso à Coral da APEOESP é aprovado por unanimidade

A vereadora Durvalina apresentou na ultima sessão da Câmara, um voto de aplauso para as professoras do Coral da APEOESP. A aprovação do voto, proposto pela Vereadora Durvalina, foi unânime no plenário da Câmara. As professoras do coral foram vencedoras em um concurso em Balneário Camboriú – SC onde trouxeram medalha de ouro como o melhor coral do evento.

Durvalina mostrou as fotos onde as professoras levaram a bandeira de Araçatuba na abertura do evento. As professoras que fazem parte do coral, em sua maioria são aposentadas e levam o nome de Araçatuba por vários municípios do Brasil.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Durvalina participa de reunião no bairro Engenheiro Taveira

Ao lado do Prefeito Cido Sério, a vereadora Durvalina sugeriu melhorias no bairro

O prefeito Cido Sério, alguns secretários e a vereadora Durvalina, foram convidados a estarem no bairro Engenheiro Taveira para discutir a situação do Bairro. O prefeito apontou algumas melhorias nas vias com a máquina patrol, recentemente adquirida pela prefeitura. O Prefeito ainda lembrou que o bairro não está regularizado e que a solução do problema não está na governabilidade da prefeitura.

A vereadora Durvalina parabenizou os moradores do bairro pela organização. Eles montaram uma comissão representativa do Bairro que irá reivindicar melhorias juntos aos órgãos públicos.

Premio Odete Costa

O Prefeito Cido Sério, o homenageado especial da noite, Mauro Rico, o Secretário de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro e a Vereadora Durvalina.

A vereadora Durvalina participou nesta noite (24/05/2011) na solenidade de entrega do premio Odete Costa. O premio é entregue a personalidades que contribuíram, de alguma forma, para a cultura em Araçatuba. Como premio especial da noite, o multitalentos Muro Rico recebeu o premio especial.

Durvalina acompanhou a entrega dos premios aos homenageados da noite.

Convite

Hoje, 25/05, ás 20h, o autor do livro “Pedro e os Lobos”, João Roberto Laque, estará no teatro municipal Paulo Alcides Jorge (anexo a Biblioteca) realizando o lançamento de seu livro em Araçatuba. Confira, clicando no link- http://www.pedroeoslobos.com - o prefácio da obra e compareça neste evento cultural.

Fórum Araçatubense de Mulheres

A vereadora Durvalina esteve na manhã de hoje no auditório do paço municipal onde aconteceu o Fórum Araçatubense de Mulheres (FAM), realizado pela Secretaria Municipal de Participação Cidadã. Estiveram presentes o prefeito Cido Sério e a Secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda. Mais de cem mulheres que participam das atividades do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social – nos quatro cantos da cidade compareceram no evento.

A vereadora Durvalina falou sobre a importância da Mulher na Sociedade. Logo em seguida as participantes assistiram palestras que falaram sobre políticas públicas para a mulher e participação cidadã.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A professora Amanda Gurgel silenciou a Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e deputados do referido Estado. Os professores daquele Estado estão em greve. Seu discurso cabe muito bem no Estado de São Paulo onde os professores estão há 16 (dezesseis) anos sem reposição salarial. O Estado mais rico da Federação abandonou a educação como no RN.


Confira a falada da Professora Amanda Gurgel na íntegra no vídeo a baixo.


sexta-feira, 20 de maio de 2011


A vereadora Durvalina esteve hoje na subsede da APEOESP conversando com colegas professores. Eles trataram de assuntos pertinentes ao sindicato e a categoria. Amanhã o sindicato recebe a presidenta Bebel, que vem conversar com professores da rede pública e particular da região de Araçatuba.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Audiência Pública sobre Saneamento será na Câmara

A Comissão Especial de Acompanhamento da elaboração do Plano de Saneamento se reuniu na semana passada para discutir assuntos pertinentes ao plano. Como primeira deliberação, a comissão elaborou um ofício que foi encaminhado ao Prefeito Cido Sério pedindo a alteração do local da Audiência Pública que debaterá o assunto.

Inicialmente a Audiência Pública estava marcada no Paço da Prefeitura Municipal, e agora, após o pedido da Comissão Especial, da qual a Vereadora Durvalina é presidenta, o prefeito Cido Sério alterou o local da Audiência para a Câmara Municipal.

A audiência foi remarcada para o dia 1º de Junho. A Câmara fica na Praça 9 Julho, nº 26.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Encontro com Carteiros em Araçatuba

Durvalina na mesa com os líderes do Sindecteb (Sindicato dos Empregados da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos e Similares de Bauru e Região)

A Vereadora Durvalina participou no último domingo, na Câmara Municipal, de um encontro com carteiros da Região de Araçatuba. Esteve presente o presidente do Sindecteb (Sindicato dos Empregados da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos e Similares de Bauru e Região), José Aparecido Gimenes Gandara, para conversar e estabelecer uma pauta de reivindicação da categoria.

Entre outros assuntos a categoria discutiu a tirada de Delegados para participarem do XXX CONREP, no período de 15 a 18/06/2011 e XIV Encontro de Mulheres, que ocorrerá no período de 01 a 03/06/2011. Os funcionário também reivindicam contratação imediata de funcionários.


Os trabalhadores que compareceram puderam expor suas opiniões e colaborar com novas ideias



Alunos do Lopes Borges homenageiam as Mães

A vereadora Durvalina esteve em uma linda apresentação dos alunos da Escola Lopes Borges em homenagem ao dias das Mães. Os alunos fizeram várias performances que deixaram todos os presentes orgulhosos. As apresentações foram lindas. Os professores e a diretora da escola também trabalharam muito para o evento acontecer. Confira algumas fotos:







A diretora Rosana Russiani, A Vereadora Durvalina e Edna Cavazana


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comissão Especial de Acompanhamento da Elaboração do Plano de Saneamento Básico

A Comissão de Acompanhamento da Elaboração do Plano de Saneamento Básico se reuniu na última quinta-feira (12/05) para tratar de assuntos pertinentes á comissão. Um dos aspectos destacados na reunião foi o envio de um ofício ao Prefeito Cido Sério pedindo a mudança do local da Audiência Pública para um local mais amplo que facilite a participação da população. Além de outros encaminhamentos que serão pautados e discutidos em diferentes momentos.

Além disso, foi escolhida a Vereadora Durvalina para participar da reunião do grupo de estudos formado por representantes da prefeitura, e da sociedade para discutir o referido plano, que atenderá a ei 11.445 de 2007 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Fazem parte da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano de Saneamento Básico os vereadores: Veradora Durvalina, Presidenta, Olair Bosco, Rivael Papinnha, Joaquim Pereira de Castilho e o Vereador Professor Claudio.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Após pressão da APEOESP governo do Estado apresenta proposta

Os representantes de escola se reuniram na Câmara dos Vereadores ontem para discutir temas de interesses dos professores.

Entre os temas debatidos no RE que aconteceu hoje destacamos:

O Plano Nacional de Educação que hoje tramita no Congresso Nacional, resultante das lutas dos profissionais da educação, por meio da CNTE e, sobretudo, das deliberações da conferencia nacional da educação. O projeto contém falhas mas, a CNTE, com a colaboração da APEOESP encaminhou dezenas de emendas ao Congresso Nacional. Dentre as quais podemos destacar a ampliação do financiamento da Educação para 10% do PIB.

Foi discutido também a Campanha Salarial. O Secretário de Educação, comprometeu perante a APEOESP apresentar no início de Maio uma proposta de reajuste salarial, inclusive um plano reposição. A APEOESP cobra um reajuste imediato de 36,74% em uma única parcela como forma de repor as perdas salariais.

Plano de carreira que atenda as necessidades dos professores. Queremos uma ampla discussão com cada integrante do quadro do magistério: queremos ver concretizado nossas reivindicações que há anos vêm sendo discutidas pelos professores.

CEAMA os professores discutiram as dificuldades no atendimento e algumas conquistas.

No final da reunião chegou a notícia que o Secretário estaria enviando a proposta de reposição salarial que será avaliada pelos professores posteriormente

Pressão

Após a pressão da APEOESP deve passar por aprovação na Assembleia Legislativa, o reajuste total será de 42,2%, escalonado em 4 anos, sempre em 1º de julho, devendo a primeira parcela ser de 13,8%. Neste reajuste está embutida a incorporação da Gratificação Geral no salário-base. Deixam, assim, de existir gratificações.

terça-feira, 10 de maio de 2011

A “meritocracia” do ensino paulista

Rodrigo Martins

Sem reajuste salarial desde 2005 e descontentes com os critérios usados para o pagamento da chamada “bonificação por resultados”, professores das escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do estado de São Paulo ameaçam entrar em greve a partir de maio. De acordo com Silvia Elena de Lima, secretária-geral do Sinteps, o sindicato da categoria, a proposta tem sido debatida em assembléias regionais nas mais de 200 unidades da rede. Caso seja aprovada, a paralisação começaria em 13 de maio.

“Nossa última greve, em 2004, durou 80 dias. Foi graças a ela que conseguimos reajuste no ano seguinte”, avalia. “De lá para cá, o governo tem usado a bonificação como desculpa para não mexer nos salários. Só que os critérios desse bônus são confusos e punem o professor por aspectos que não dependem dele.”

Entre 2000 e 2006, o governo paulista oferecia o chamado “bônus mérito” para estimular a atividade docente. O pagamento premiava, na verdade, professores assíduos, com mais tempo de casa e bem avaliados pelos gestores das escolas. A partir de 2007, o sistema foi substituído pela bonificação por resultados, que passou a agregar critérios de produtividade, como a aprovação dos alunos e a evasão escolar.

Além disso, criou-se o Sistema de Avaliação Institucional, no qual alunos, professores e funcionários respondem a um extenso questionário para avaliar a qualidade de ensino e as condições de infraestrutura das unidades.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/

Sessão de 09/05/2011

A Sessão da última Sessão da Câmara teve muito mais que projetos e requerimentos. Toda a formalidade da sessão foi interrompida por cinco minutos quando as Vereadoras que são mães foram homenageadas pelo dias das mães no último domingo. A Vereadora Durvalina recebeu flores do marido, Francisco Garcia, no plenário da Câmara Municipal.

O marido da Vereadora Durvalina, Chico Garcia, entrega flores à vereadora.

Os Vereadores votaram também, como forma de homenagear todas as mães de Araçatuba, um voto de aplauso á Madiglioni Adalgiza costa. Madi, como é conhecida, trancou sua casa e foi morar no Lar Espírita Caminho de Nazaré, onde cuida de crianças com histórico de pobreza, abandono, maus tratos, ou abuso sexual.

Para a vereadora Durvalina o nome de Madi não poderia ser melhor escolhido.

Vereadora Durvalina parabeniza Madiglioni durante as homenágens

Pequeno Expediente

A vereadora Durvalina falou no pequeno expediente da última sessão sobre a matéria exibida no Fantástico do ultimo domingo 08/05, no qual o programa denunciou o mal gerenciamento das merendas públicas em escolas municipais de cinco estados do Brasil. A vereadora tocou no assunto para mostrar como Araçatuba recebe uma atenção especial quando se falar de alimentação escolar. A qualidade das merendas das escolas municipais é inquestionável. Os alimentos são baseados em frutas e legumes variados.

Para ilustrar sua fala, a vereadora Durvalina exibiu um vídeo das refeições servidas aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Cerca de 80% dos alunos da EJA jantam no intervalo entre as aulas, e a Prefeitura oferece um cardápio com 15 tipos de variação de cardápio que vão de saladas à estrogonofe de frango.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dilma foca governo na extinção da miséria

A presidenta Dilma anunciou nesta semana que o Brasil terá mais um programa social: Brasil sem Miséria. Programa terá como alvo 16,2 milhões de pessoas. Mas a missão de Dilma, não será fácil. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é considerado estado de miséria as pessoas que têm até R$70 mensais. Outros pontos também serão levados em conta, como o acesso a luz elétrica e redes de água e esgoto. Nessas condições o último censo revelou 4,8 milhões de brasileiros nessas condições.

Mas a base do programa não será só infraestrutura. A educação também receberá investimentos. O índice de analfabetismo absoluto, daqueles com mais de 15 anos que não sabem ler nem escrever é de 9,6% no Brasil. Entre os extremamente pobres, o índice chega a 22% nas cidades e a 30,3% nas zonas rurais. Nas cidades, 5,2% dos jovens entre 15 e 17 anos são analfabetos. Na zona rural, o problema atinge 7,2% dos jovens nessa faixa etária.

As pessoas que vivem em miséria absoluta ocupam pouco mais de 4 milhões de casas no País. A extrema pobreza está mais concentrada nas cidades (53,3%) do que no campo (46,7%). Entre as regiões do País, a incidência da pobreza extrema é maior no Nordeste. Nessa região vivem 9,6 milhões (59%) dos miseráveis brasileiros. A Região Sudeste é a segunda em volume de pessoas em extrema pobreza (17%).

Com essa iniciativa ainda no primeiro ano de mandato, Dilma foca seu governo nas classes dando prioridade aos menos favorecidos. No aspecto social, as políticas publicas implantadas tanto pelo governo municipal, quanto, pelo governo federal, são diferenciadas pela abrangência e unidas pelas conquistas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sessão de 02-05-2011

Na sessão de hoje a vereadora Durvalina mais uma vez representou a população Araçatubense. Ela falou sobre a campanha defendia pelo sindicato em que atua, contra o bullying – constrangimento público, escárnio, degradação física ou moral – nas escolas públicas e privadas. A APEOESP chegou a pedir que professores envie ao sindicato relatos de casos ocorridos em todo o estado para que o sindicato possa ter ainda mais informações sobre o assunto.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Professores exigem reposição salarial de 36,74%

A TV Educação fez um vídeo que conta a história da luta dos professores e as discussões em torno da educação nos últimos 10 anos, confira.

O Conselho Estadual de representantes da APEOESP reunido na última sexta-feira reafirmou a continuidade da luta pela reposição salarial imediata de 36,74%. Mas essa não é a única luta apresentada pelo Sindicado dos Professores Paulistas. O sindicato tem também sua pauta de reivindicações:

· Reposição das perdas salariais recentes;

· Políticas salariais para todo o magistério, da ativa e aposentados;

· Incorporação dos bônus e gratificações, extensiva aos aposentados;

· Respeito à data-base;

· Plano de Carreira que atenda às necessidades da categoria;

· Redução da Jornada de Trabalho sem redução salarial.