Você é nosso visitante nº

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sessão da Câmara aprova modificação de lei e Prefeitura poderá realizar concurso público.

A Vereadora Durvalina falou no pequeno expediente sobre datas importantes como o 20 e 25 de Novembro


Aconteceu na noite de ontem, 22, a 39ª Sessão Ordinária da Câmara de Araçatuba. A Vereadora Durvalina submeteu a votação do plenário um voto de pesar a ex-secretária de Cultura e Turismo de Araçatuba e professora aposentada Hedda Wilma Henning Frascá. Com uma dedicação impecável como secretária municipal, Hedda também atuou no CPP – Centro do Professorado Paulista-. Ela faleceu na terça-feira,16, vítima de infarto. A Vereadora Durvalina, com muita tristeza, apresentou o voto pesar que foi aprovado por unanimidade. A presidente da Câmara também apresentou o voto.

No pequeno expediente a Vereadora Durvalina abordou dois temas que vêm ganhando força nos últimos anos em toda a sociedade. A vereadora dividiu os dez minutos a que tem direito para falar inicialmente do dia 20 de novembro, onde se comemorou o dia da Consciência Negra. Várias atividades foram realizadas na cidade para celebrar a data. A Prefeitura Municipal firmou parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – de Araçatuba, com a Associação Afro Cultural da cidade e com a educação. Outras Secretarias Municipais, como a Cultura e o Turismo, também se empenharam para as realizações das atividades promovidas pela secretaria de Participação Cidadã. Confira nas fotos a baixos alguns dos eventos que aconteceram na cidade:

O Prefeito Cido Sério assinou um protocolo de intenções relacionadas a consciência negra em Araçatuba.

Na ocasião a Vereadora Durvalina esteve presente.

A Vereadora falou sobre história nos negros no Brasil e em Araçatuba.

Shows também aconteceram na Praça João Pessoa.

A roda de samba tocou obras importantes de compositores negros.

O público compareceu e aprovou a iniciativa da prefeitura.

Várias escolas municipais realizaram trabalhos que foram expostos no paço municipal.

Também foram expostas comidas típicas.

Muitas comidas do nosso dia a dia foram herdadas da África.

Graficos informativos também foram expostos.

Fotos e obras de arte relacionados a cultura negra expostos no paço municipal.

Mais uma vez a Associação Cultural Afro Brasileira também esteve presente.

Uma missa foi realizada na Associação Afro de Araçatuba.

A igreja Comunidade Evangélica recebeu apresentações de braços abertos.

Na ocasião várias situações foram discutidas.

Para se realizar todas essas atividades, várias reuniões foram realizadas na Ass. Afro.

Alunos da escola Lopes Borges montaram uma sala da Consciência Negra.

A Professora Silvana Paupitz se empenhou com os alunos para realizar o trabalho na escola.

Vários alunos expuseram seus trabalhos falando de suas origens.


O resultado foi uma sala cheia de informações, aprendizado e beleza.

Outra data de extrema importância lembrada pela Vereadora Durvalina foi o próximo 25 de Novembro. Essa data marca o Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher. No plenário da Câmara Durvalina Apresentou os seguintes dados:

- De dez países incluídos no estudo, mais de 50% das mulheres em Bangladesh, Etiopia, Perú e Tanzania indicaram haver sido vítimas de violência física ou sexual por parte de seus companheiros;

- As mulheres entre 15 e 44 anos de idade correm mais risco de morrer ou sofrer invalidez devido à violência doméstica do que em conseqüência de câncer, de acidentes de tráfico e da guerra.

- No Brasil: cerca de 43% das mulheres já sofreram algum tipo de violência física ou sexual;

- A cada 15 segundos uma mulher sofre violência física;

- A Central Nacional de Atendimento à Mulher (180) recebe 20 mil denúncias válidas por mês, sendo 60% de casos de violência doméstica;

- Mais da metade da população brasileira conhece alguma mulher que já sofreu algum tipo de violência por parte de seu companheiro.

Como item principal da Ordem do Dia, as discutições mais acaloradas ficaram por conta da apresentação de um item de urgência que autoriza a prefeitura a criar cargos em concurso público na cidade. Na educação, por exemplo, serão criados aproximadamente 100 cargos. Professores, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. O projeto foi aprovado e em breve Araçatuba terá concurso público. Ao todo são 226 vagas.

Entre os cargos estão: 155 vagas para professor, 41 motoristas, 21 assistentes sociais e 30 técnicos de farmácia. Ainda haverá vagas para psicólogos, fisioterapeutas, médicos do trabalho e veterinário, além de tradutor e intérprete de libras e técnicos em contabilidade e agrícola, entre outros.


Um comentário:

  1. Parabéns a todos que fizeram parte deste maravilhoso trabalho. Penso que a partir desta mobilização,a sociedade de Araçatuba possa parar e fazer uma boa reflexão, rever seus conseitos, afirmando ou mudando seu valores em relação as várias cores e raças que compõem nossa bela cidade. Parabens também a professora Durvalina pela iniciativa de abraçar a causa da mulher com muita responsabilidade e afinco.

    ResponderExcluir