Você é nosso visitante nº

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prefeitura promove seminário sobre 25 de Novembro: Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher


Hoje é o Dia Internacional da NÃO Violência contra a Mulher. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Participação Cidadã, da Prefeitura Municipal, realizou no auditório do paço um seminário sobre o dia. O crescimento da mulher em áreas antes dominadas por homens é cada dia maior. Mulher caminhoneira, motorista e mecânica, por exemplo, nem são mais capas de jornal, ou personagens de matérias especiais. Hoje, é normal mulher entender mais de mecânica, economia e política que alguns homens.

Na política não é diferente. Todos que tiveram a palavra na mesa, lembraram das eleições onde o Brasil, pela primeira vez em sua história, elegeu uma mulher presidente. O prefeito Cido Sério falou com muita propriedade do assunto e lembrou dados históricos de conquistas importantes para a mulher.

A Vereadora Durvalina foi uma das palestrantes. Ela abordou o tema: “Mulher na Política”. Além de apresentar dados do crescimento da mulher na política, a vereadora lembrou da lei publicada em 1997, que exige a cota de 30% de mulheres nas eleições. “Em 1997 quando a lei foi sancionada e publicada havia partidos políticos que não tinha mulheres filiadas.” Disse a parlamentar.

Durvalina também contou fatos ocorridos com ela na política: “Algumas pessoas me dizem que eu tenho que ser mais brava, falar mais firme em alguns casos. Mas esse é o diferencial da mulher. Ela não precisa gritar ou esbravejar para se fazer entender. Em alguns casos é possível resolver as coisas com diálogo e a sensibilidade da mulher.” Concluiu.

A Secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, falou ao público presente sobre os investimentos da prefeitura na área de Assistência Social. Na administração do prefeito Cido Sério a assistência social ganhou um foco diferenciado. Vários equipamentos públicos foram montados para oferecer acolhimento, tratamento e incentivo ás vidas das mulheres.


A Secretária de Assistência Social lembrou que é obrigação do poder público fortalecer a luta para a mulher sair da invisibilidade.

Os CRAS’s – Centros de Referência a Assistência Social – oferecem às mulheres cursos preparatórios para o mercado de trabalho, psicólogos, atenção e aconselhamento. O CRM – Centro de Referência da Mulher – oferece a população, gratuitamente, todo suporte para as mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de risco. O CRM atende de segunda a sexta e todas as mulheres assistidas têm seu nome e conversas tratados de formas rigorosamente sigilosas.

Em um vídeo Fernanda da Silva Piovisan, coordenadora do CRM explicou como funciona o esse importante equipamento público.

Violência Sexual

Durante o evento o público podia adquirir gratuitamente camisinhas. No destaque as femininas.

Quando a Secretaria de Participação Cidadã pensou em realizar o seminário, foi pensado em mostra aos presentes mais que as violências físicas, morais ou sociais. Quando o assunto é a violência contra a mulher, existem fatos que machucam a alma e vão muito além da agressão física. A violência sexual hoje, infelizmente, ainda é algo bem frequente em nossa sociedade.

Segundo Sandra Conceição, chefe do programa DST – AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, hoje é bem maior a divulgação do uso da camisinha feminina. Segundo ela, quando a mulher tem a oportunidade de ter em mãos o preservativo feminino, ela deixa de depender do homem para se proteger.

Todos puderam ver na pratica como é simples, fácil e seguro o uso da camisinha feminina.

Sandra lembra que tanto homens quanto mulheres podem pegar seus preservativos gratuitamente nos postos de saúde mais próximos de sua residência.

Para encerrar essa matéria com “chave de ouro” publicamos o vídeo da mestre Elis Regina, cantando o tema das conquistas das mulheres. Esse foi um vídeo gravado no Canecão, no Rio de Janeiro em 1980 e marcou o um tempo de conquistas para as mulheres, confira no vídeo a baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário