Você é nosso visitante nº

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Feira de Ciências da escola Lopes Borges

A escola estadual Lopes Borges, em Araçatuba, está realizando durante essa semana uma feira de ciência que mobilizou alunos, professores e a coordenação da escola. Cada sala realizou um trabalho focando a sustentabilidade do planeta. A Vereadora Durvalina visitou a escola hoje de pela manhã. Durvalina, que também é professora de História, lembrou do tempo que lecionava e realizava trabalhos parecidos nas escolas. “Esse é um tipo de trabalho interativo que une alunos, professores e pais. Para realizar um trabalho desses, os alunos pesquisam ao lado dos pais, que consequentemente, visitam a feira.”

Um dos trabalhos mais bonitos da feira foram desenhos feitos no chão da sala usando materiais orgânicos como sal, serragem, pedras e sementes.

A Diretora da escola, Rosana Jussiani, acompanhou a Vereadora Durvalina por todas as salas mostrando os trabalhos realizados pelos alunos. Muitas instituições que apóiam o evento montaram uma sala de incentivo ao estudo para os alunos da escola. Entre elas uma livraria, uma empresa de tratamento de água e uma universidade.

Uma das universidade de Araçatuba trouxe para a escola animais estudados no curso de Ciências Biológicas para despertar a curiosidade dos alunos.

A professora Silvana Pautpitz manteve a sala nominada: “Ambiente de Reflexão. Como anda sua consciência?”. A sala foi um dos atrativos da semana da Consciência Negra que acontece em Araçatuba. A sala, assim como a semana da Consciência Negra, se encerra nesta sexta feira, 26/11. Confira a matéria sobre a sala no post abaixo.

A Professora Durvalina visitou a sala que convidava para a reflexão sobre a consciência negra.

Na saída Durvalina assinou o caderno de presença e ganhou um pedaço de rapadura, doce feitos por negros escravos antes da libertação pela Lei Áurea.

Segundo a Diretora da escola, Rosana Jussiani, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos além ensinar, também serve para revelar talentos. “Descobrimos muitos alunos que têm vários talentos escondidos que se afloram e se descobrem com trabalhos como esse.” Disse a diretora.

Confira a baixo mais fotos da feira de ciências da escola Lopes Borges.

A Vereadora ganhou dos alunos um livro de receitas que aproveita totalmente os alimentos


Os alunos expuseram artesanatos lindos de materiais facilmente encontrados no lixo.

A diretora Rosana Jussiani acompanha a vereadora Durvalina e mostra os processos de reciclagem de garrafas plásticas.


As crianças ensinaram e distribuíram a receita de sabão caseiro e ecológico, confira:

INGREDIENTES:
4 L de óleo comestível usado
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
5 mL de essência aromatizante (facultativo)

INSTRUÇÕES:
Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar no dia seguinte



Alunos mostram métodos de praticas diárias para a conservação do planeta.

2 comentários:

  1. Toda Unidade Escolar está imensamente agradecida , a ouvidora Caju da Secretaria da Cidadania e Participação, ao acessor Yago e a nossa representante do Legislativo e muito respeitada no meio , a professora Durvalina por nos prestigiarem e divulgarem a 2ª Mostra Cultural desenvolvida por nossos alunos que carinhosamente os chamos de Artistas e Arteiros,que orientados pela equipe docente apresentaram esse belissimo trabalho. Silvana Paupitz

    ResponderExcluir
  2. A Mostra Cultural foi algo fenomenal, pois o empenho dos alunos foi envolvente, passaram dias pensando no projeto, selecionando o artista plástico que melhor representava a preocupação com a questão ambiental e escolhemos nada menos que Vicente Muniz, artista este que assina a abertura da novela Global Passione, que aborda a preocupação com o lixo produzido pela população e reutiliza em seus trabalhos, agradeço à todos pela dedicação e o esmero percebido nos mínimos detalhes que agruparam mais uma vez o conhecimento assimilado durante o processo de aprendizagem até a conclusão, que foi bem melhor do que o imaginado!

    ResponderExcluir