Você é nosso visitante nº

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Audiência pública discute a saúde em Araçatuba

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, 31, na Câmara Municipal de Araçatuba uma audiência pública de prestação de contas. Os vereadores e a população tiveram a oportunidade de questionar o secretário, Osmar Cuogui e seus diretores e funcionários.

A secretaria divulgou dados sobre a saúde em Araçatuba e também prestou esclarecimentos sobre atendimentos feitos aos 43 municípios da região. Segundo o secretário de saúde do município são 3 especialidade com maior procura da população, consequentemente, com maior tempo de espera. A ortopedia, neurologia e a dermatologia, são as maiores demandas. Quanto aos exames, os relatórios da secretaria apontam que a mamografia, realizada em mulheres e usada na prevenção do câncer de mama, é o exame mais procurado.

Durante a audiência foi abordada a falta de envio de pacientes que procuram os postos de saúde da cidade ao AME – Atendimento Médico de Especialidades -, também em Araçatuba.

Durvalina analisa, ao lado de outros vereadores, os números apresentados pela Secretaria de Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, houve uma fase de adaptação do sistema de informática usado pelo AME e o município. Por outro lado, o secretário reforça que o AME ainda atende com apenas 10% da sua capacidade em Araçatuba.

A Vereadora Durvalina questionou a secretária sobre o número de pessoas que esperam por cirurgia e se houve um aumento na procura. A resposta dada foi que houve sim um aumento na procura por cirurgias e que o município já busca soluções para diminuir a espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário