Você é nosso visitante nº

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011


Que 2011 seja repleto de paz, sorte, alegrias, realizações e muitas conquistas à todos os que acompanham nosso Blog. Estaremo juntos ao longo do ano que se inicia. Que a paz de Deus possa reinar no coração de cada um.
Feliz 2011

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Brasil melhorou e Araçatuba também

Passaram-se oito anos desde que o Presidente Lula assumiu a frente de nossa nação. Parece que foi ontem. O Brasil mudou, avançou, cresceu e distribuiu renda. São vários programas sociais que mudara a vida dos brasileiros. Luz para Todos, Bolsa Família, Agricultura Familiar, Minha Casa Minha Vida... São tantos que nem precisamos sair de Araçatuba para conferir os benefícios do governo em nossa cidade. Mais de 30% da alimentação das escolas, são comprados diretamente de pequenos produtores da cidade, por meio do Programa Compra Direta. Assentamentos destinados a reforma agrária receberam luz elétrica, por meio do Programa Luz para Todos, e, só em Araçatuba, quase 4 mil pessoas vão ter sua casa própria através do Programa Minha Casa Minha Vida.

Confira na matéria publicada pelo Jornal Folha da Região ontem clicando na imagem para ampliar:

Domingo passado, 19/12 Silvio Santos reprisou em seu programa a sabatina que Lula passou no programa Show de Calouros, em 1989. No vídeo ficou claro, que, desde lá, Lula sabia a receita para mudar o Brasil. Vale a pena ver os vídeos e compararmos o Brasil de 10 anos atrás com o Brasil de agora. Confira.


sábado, 18 de dezembro de 2010

Durvalina participa do primeiro Enesiar em Araçatuba



Araçatuba recebeu na manhã deste sábado o primeiro Enesiar – Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e região. O encontro foi organizado pela UBE – União Brasileira dos Escritores – da cidade. Foram 187 inscritos de 3 estados diferentes, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A vereadora Durvalina participou da mesa de abertura e também da primeira mesa de discussão falando de políticas públicas voltadas á literatura.

Em sua fala, Durvalina lembra que o vereador tem que agir com responsabilidade e não intervir em decisões que cabem ao poder Executivo, e reforçou o compromisso feito com a UBE em Araçatuba, de pesquisar projetos de leis que incentivem a leitura e a produção de livros. A entidade sugeriu que houvesse uma redução de impostos no papel, por exemplos, às gráficas que fossem imprimir livros de autores locais.

Durvalina fala durante a segunda mesa de discussão.

O Presidente Nacional da UBE, Joaquim Maria Botelho, proferiu palestra relacionando os meios de comunicação de massa, como livros, rádios, TVs e internet. Botelho explicou a relação da informação com a literatura e do jornalismo com a informação.

O poder executivo esteve representado pelo prefeito Cido Sério, que falou da importância da leitura em sua vida. A Secretaria de Educação e Cultura também compareceram.


Polemica

O Secretario de Cultura, Hélio Consolaro, levantou o tema de maior polemica do encontro: O desaparecimento do livro dando lugar às novas tecnologias. “O livro vai sumir. Não vamos mais ter os livros como hoje. Os livros vão dar lugar às novas tecnologias, como os e-books.” Disse o Secretario. Hélio ainda falou sobre a literatura na internet: “A literatura na internet não é apocalíptica.” Opinou o secretário que também declarou apoio a UBE em Araçatuba, convidando a entidade a participar da semana literária em 2011.

A literatura como mercadoria foi o ponto explorado por Flávio Borges, publicitário em Araçatuba. Na mesa ele discursou sobre custos na elaboração de um livro. “Sabemos que para o autor, sua obra não tem preço. Mas não podemos nos esquecer dos custos com a impressão...” Disse o publicitário.

Segundo Borges os autores têm que estar atentos ao mercado. Capa, tipo de papel, tamanho e formato são decisões que vão interferir nos custos da publicação ou não de um livro.

Durvalina compõe a mesa ao lado de Menalton Braff, Joaquim Maria Botelho, Antonio Lucene e Hélio Consolaro.

O diretor de Integração Nacional da UBE, Menalton Braff, foi o protagonista da segunda mesa de discussões. Ele fez a ligação entre arte e literatura. “O objetivo da literatura não é informar nem dar conselhos. Isso é papel do jornalismo. O papel da literatura é encantar, mexer o com o sentimento das pessoas, emocionar, seja por ser belo ou grotesco. A arte tem que causar alguma inquietação.” Disse braff.

Ao final da discussão das mesas, o presidente municipal da UBE, Antonio Lucene, abriu para perguntas dos participantes e convidou escritores que tenham alguma obra publicada ou que escreva periodicamente em jornais impressos que se filiem na UBE. O endereço é: www.blogdaube.blogspot.com

Confira algumas fotos do evento:




Projetos importantes foram votados em sessão extraordinária na última quinta-feira


A Vereadora Durvalina participou da sexta sessão extraordinária da Câmara Municipal de Araçatuba, na última quinta feira. A parlamentar votou favorável a dois projetos que beneficiará diretamente toda a cidade. O primeiro, e talvez, o mais polemico deles, foi a aprovação da TSB – Taxa de Serviço de Bombeiros – que implica no pagamento de mais um tributo à população.

Uma das posições discutidas para a criação da taxa foi a falta de investimentos do Governo do Estado, que é o responsável pela manutenção dos bombeiros em SP. Mais uma vez, a população irá pagar pela ausência do poder público estadual. Por outro lado, a corporação em Araçatuba garante que haverá melhorias e a população perceberá a diferença.

Preocupação

A principal preocupação da Vereadora Durvalina foi com os moradores que não têm condição de pagar. Assim como, sindicatos e associações ligadas ao comercio, não viam com bons olhos a cobrança da taxa. Em segunda discussão a lei foi aprovada, e residências com até 70 metros quadrados, aposentados com até dois salários mínimos, pequenas e médias empresas estão isentas das taxas.

Com isso, Durvalina votou favorável ao projeto que cria mais um recurso para os bombeiros em Araçatuba isentando as menores rendas do pagamento da taxa.

Outro projeto que a vereadora votou a favor foi a alteração da lei que dispõe sobre a estrutura administrativa, quadro de pessoal e classificação de cargos da Prefeitura, permitindo o poder executivo realizar concurso público para preencher até 578 novas vagas. Com isso, em breve a prefeitura realizará concurso para melhorar o atendimento a população.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Durvalina acompanha anúncio de obras no Ezequiel Barbosa

Durvalina fala aos moradores do bairro Ezequiel Barbosa sob o olhar atento do prefeito Cido Sério.

Ontem foi um dia de conquistas para os moradores do bairro Ezequiel Barbosa, em Araçatuba. O prefeito Cido Sério, se reuniu com moradores do bairro, na noite de ontem, para falar de obras e melhoria na zona oeste da cidade. A reunião aconteceu no centro comunitário do bairro. O prefeito lembrou aos moradores que o primeiro asfalto inaugurado em sua administração foi no bairro São José, ao lado do Ezequiel Barbosa.

A zona oeste foi uma parte da cidade muito lembrada pela administração e pelas obras do PAC. Foram várias obras com recursos diferentes. Asfalto no São José, o bairro Vila Real do programa Minha Casa Minha Vida, obras de galeria e asfalto no bairro Verde Parque, uma escola nova no bairro Vila Real e um posto de saúde para atender a região são algumas das obras.

A Vereadora Durvalina esteve no centro comunitário e reforçou o compromisso que o PT tem em transformar Araçatuba. Segundo a vereadora a qualidade de vida dos moradores da cidade reflete diretamente no seu desempenho diário. Durvalina acredita que uma pessoa com uma qualidade de vida melhor, com uma casa boa, com asfalto de qualidade e sendo atendida pelo poder publico com postos de saúde, escolas e creches, rende mais e melhor em suas atividades durante o dia.

Os moradores aprovaram as obras e disseram que estão atentos às realizações de poder público na cidade.

Durvalina visita assentamento Araçá

Durvalina conversa com líderes sobre lutas e conquistas dos movimentos populares.

A Vereadora Durvalina visitou na noite de ontem o assentamento Araçá. Líderes de assentamentos de toda a região estavam presentes. A festa, intitulada de noite cultural, teve o objetivo de trocar experiências entre os assentados.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Moradores do Ivo Tozzi vão receber aquecedor solar

A Vereadora Durvalina esteve hoje na assinatura de uma parceria entre a Prefeitura e a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz – que disponibilizará 500 aquecedores solares para os moradores do Bairro Ivo Tozzi, zona leste de Araçatuba. O programa que não terá custo aos moradores tem o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica.

Funcionários da Companhia cadastrarão os moveis para o recebimento do equipamento. No evento foi apresentado aos moradores o chuveiro híbrido, que funciona tanto a energia elétrica como a energia solar. Em muitas casas o chuveiro é o maior responsável pelo consumo de energia.

Outra medida de economia adotada e será disponibilizado aos moradores do bairro Ivo Tozzi são a distribuição de lâmpadas econômicas. Cada lâmpada distribuída gasta menos, têm um tempo de vida bem maior que as lâmpadas incandescente e iluminam na mesma quantidade.

Para Durvalina a redução do consumo de energia só beneficiam os moradores do bairro que além de pagar uma conta menor no fim do mês, ainda estão contribuindo diretamente para a sustentabilidade ambiental do planeta.

Durvalina aprova novo formato da TSB

Após a sociedade discutir muito a TSB – Taxa de Serviços de Bombeiros – a prefeitura de Araçatuba encaminhou à Câmara da cidade o Projeto de Lei para a criação da taxa. A proposta ganhou força este ano, após um caminhão do corpo de bombeiros quebrar a poucos metros de um incêndio em um galpão de produtos agropecuários. A prefeitura tentou enviar a proposta para a Câmara no início do segundo semestre, porém, várias entidades pediram uma melhor discussão do projeto.

Foi uma decisão acertada, após várias conversas e reuniões em vários setores da sociedade residências com até 70 metros quadrados, micros e pequenas empresas ficaram isentas da cobrança.

O Sindicato do Comércio de Araçatuba e a Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, que inicialmente eram contrários a cobrança da taxa, mudaram seu posicionamento e são favoráveis a cobrança com o novo formato.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Durvalina realiza reunião para discutir o mandato

A Vereadora Durvalina realizou neste sábado, 11/12, uma reunião na Câmara Municipal para discutir seu mandato no legislativo. Como a própria parlamentar faz questão de lembrar um mandato tem que ser popular, pois, o povo, por meio do voto é quem escolhe seus representantes. Várias entidades, delegados dos bairros, membros de sindicatos, funcionários públicos e membros de movimentos populares compareceram para discutir o mandato, opinar e participar.

Ao inicio da reunião foram apresentado aos presentes um resumo da atuação da vereadora durante o ano de 2010 seguido de uma apresentação individual. Foi um encontro informal, descontraído e recheado de boas ideias.

A vereadora ouviu e discutiu assuntos relacionados ao mandato. “Foi um ano de eleições difíceis. Em 2011vamos reformular nosso mandato, nos aproximar mais da sociedade e continuar cumprindo nosso papel.” Disse Durvalina. Ao final houve uma confraternização e a exibição do emocionante vídeo de Mercedes Sosa, que reproduzimos a baixo junto com algumas fotos.



Durvalina com o professores da APEOESP


As mulheres do CEREAL também compareceram

Ao final todos se juntaram para uma foto, eternizando o momento.

Professores recebem certificado de conclusão do curso Amigos do Zippy.

O prefeito Cido Sério falou aos professores que receberam o certificado

A Vereadora Durvalina foi representada por assessores na entrega do certificado de formação de professores que fizeram o curso e implantaram em suas escolas o programa Amigos do Zippy. A prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está capacitando professores para uma aproximação e desenvoltura dos alunos da rede municipal de ensino.

A Secretaria acredita que o cuidado com o emocional da criança é tão importante quando o aprendizado, e, que uma coisa está diretamente relacionada com a outra.

A aluna da rede municipal de ensino Nicole Cristina, disse em um vídeo apresentado na cerimônia que hoje, depois da participação no programa amigos do Zippy, tem mais paciência com o irmão. “Antes eu ia fazer minhas tarefas e não tinha paciência com meu irmão que pegava minhas canetas. Hoje, ele me ajuda, e eu brinco de escolinha com ele.” Diesse a aluna.

Um aluno que se sente livre emocionalmente é um aluno que se solta mais, vive mais e aprende mais. A professora da Emeb Heny Ferraz Homem garante que os alunos se sentiram mais livres após a participação no programa. Essa liberdade fez com que algumas crianças tratassem de uma forma melhor os problemas dentro de casa.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sessão solene celebra Cultura de Paz

A Vereadora Durvalina observa a fala de Vivi Tuppy

A Vereadora Durvalina esteve na noite de ontem no encerramento da década da assinatura do compromisso com a Cultura da Paz. Foram 59 fóruns realizados em Araçatuba e região. Uma das coordenadoras da campanha, Vivi Tuppy, falou da importância de expandir os trabalhos para as escolas particulares e universidades. “É muito importante a manutenção desse trabalho. Fala-se mais em violência do que em paz e isso tem que mudar.” Disse Durvalina.

Uma das propostas apresentadas foi a elaboração das leis do poder legislativo fossem baseadas nas seis regras da cultura de paz:

1- Respeitar a vida

2- Rejeitar a Violência

3- Ser generoso

4-Ouvir e compreender

5-Preservar o planeta

6- Redescobrir a sociedade

Para abrilhantar o evento, Márcio Kadá, apresentou uma de suas músicas que fala das diferenças entre as pessoas. Falando dos diferentes pensamentos, amores, filosofias e conceitos, a música não podia ter outro nome que não fosse: “Diferença.”

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Novas escolas no aniversário de Araçatuba



Um dos eventos mais importantes realizados no aniversário de 102 anos de Araçatuba foram as inaugurações de duas Emeb’s dos assentamentos Hugo Herédia e Chico Mendes. As crianças desses assentamentos estudavam na escola de Engenheiro Taveira, que estava bem perto da sua capacidade máxima. Visando a sustentabilidade e o conforto das crianças, a Secretária Municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, disse que a posição das portas e janelas foram posicionadas de uma forma para que haja a ventilação de toda a escola. Ainda segundo a secretária, as telhas são do tipo “sanduiche”. Essas telhas vêm com uma placa de isopor no meio que impede a passagem do calor.

A vereadora Durvalina esteve presente ao lado da Secretária de Educação e do Prefeito Cido Sério. Em sua fala, Durvalina salientou o ambiente propício a educação próxima às casas das crianças. A Secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, ressaltou a qualidade de vida das crianças proporcionadas pela construção da escola. Confira algumas fotos das inaugurações.



Durvalina fala aos pais dos alunos do Hugo Herédia




Todos se reuniram para uma foto no fundo da Emeb Zilda Arns


Os telhados têm placas para amenizar as altas temperaturas


As escolas municipais dos assentamentos tem a mesma qualidade com a comodidade do campo.



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lula cita estaleiro em Araçatuba

Araçatuba vai receber milhões em investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. As verbas são destinadas a construção de escolas, postos de saúde e melhorias na infraestrutura da cidade. A mais importante dela, foi citada no vídeo a baixo pelo presidente Lula.
A hidrovia Tiete-Paraaná hoje tem apenas 20% da sua capacidade explorada. Araçatuba receberá um estaleiro da Transpetro, empresa ligada a Petrobrás, para a construção de barcaças para transporte de cargas através do rio. Serão milhões de dólares investidos.
Araçatuba só tem a ganhar com um investimento desse porte. Confira no vídeo a baixo.