A mídia mundial destacou a campanha de Barack Obama, que segundo alguns especialistas, só venceu as eleições em 2008 por enfatizar as campanhas na Internet. No Brasil, não está sendo diferente. Nas ruas, em muitas cidades, como em Araçatuba, a campanha nas ruas ainda esta morna, ao contrário do que acontece na internet. O aumento de internautas fez com que as opiniões expostas, se tornassem públicas e de fácil acesso. Muitas vezes, essas opiniões vão contra a grande mídia.
Um caso recente foi a briga do então técnico da seleção brasileira com a maior emissora de Tv do Brasil. Segundo pesquisa publicada no dia seguinte a briga, 69% dos torcedores estavam do lado de Dunga. Esse número é 20% maior que a aprovação após a convocação, que expõe a falta de credibilidade da emissora, por exemplo.
No fim de junho, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou os seguintes dados: Apenas 18% da população acreditam na mídia e 72% da população acreditam muito pouco. Esses dados vêm de encontro ao crescimento da internet e seus usuários. São mais de 73 milhões de brasileiros conectados. Segundo Eugênio Bucci, professor de Escola de Comunicação e Artes da USP e ex-presidente da radiobrás “A internet coloca em diálogo pessoas que antes estavam confinadas a na condição de receptoras.”
A revista americana Seed aponta que hoje 0,1% da população pode ser considerada produtor de conteúdo com blogs e twitters por exemplo. Esse número, segundo a revista, cresce 10 vezes ao ano. Nesse ritmo, em 2 anos, teremos 10% do planeta produzindo informação.
Em posse da informação do enfraquecimento da grande mídia e do crescimentos de mídias alternativas fica fácil entender o avanço das campanhas no mundo virtual.
Os candidatos apoiados pela vereadora Durvalina, já estão fazendo a sua parte. Dilma, candidata a presidência; Mercadante, candidato ao Governo do Estado; e Marta Suplicy candidata ao Senado, já possuem suas páginas na internet para informar seus eleitores. Fotos vídeos, propostas e programas de governo podem ser encontrados nas páginas. Além da propaganda virtual os candidatos que investem nesse segmento tentam não só divulgar seus nomes e seus números, mas também suas propostas. É possível guardar as publicações para cobrar depois do dia 3 de outubro. Sendo assim, fica mais fácil para quem apresenta proposta e sabe como realizá-las, divulgando-as, na Internet.
A partir de hoje, no Blog da Vereadora Durvalina, é possível acompanhar a campanha na internet dos candidatos os Partido dos Trabalhadores através de links no canto direito da página. Compare eleitor, é no voto que mudamos o Brasil.
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