O PROCON Araçatuba atendeu 13.388 consumidores durante o ano de 2009. Os consumidores estiveram no órgão para consultar ou reclamar seus direitos ou fazer encaminhamento à fiscalização. Como líder nas reclamações está a telefonia fixa, seguida de telefonia celular, cobrança indevida de taxas bancárias entre outras. Os problemas reclamados foram divididos em serviços privados, assuntos financeiros, serviços essenciais e produtos. Em duas dessas categorias, a de serviços privados e a de produtos, a telefonia fixa e móvel foram líderes nas reclamações. Foram 1.693 queixas sobre a cobrança indevida e abusiva, entre outras, referentes à telefonia fixa e 296 reclamações de telefonia móvel, que inclui serviços mal executados, impróprios e inadequados. Os bancos também foram alvos dos requerentes. As cobranças indevidas e problemas com cartões de crédito levaram 876 consumidores ao órgão para oficializarem suas reclamações. Consórcios de motos, cobranças indevidas de cursos de informáticas também geraram queixas oficiais. A diretora-executiva do PROCON, Maria Cristina Pereira Nova, avalia o ano como positivo. “Em 2009 tivemos avanços importantes na lei de defesa do consumidor, como a lei da entrega, a da portabilidade numérica, regulamentação da lei dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC). Esperamos que em 2010 os consumidores exijam dos fornecedores o cumprimento das leis e reclamem mesmo pelo seus direitos”, disse.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
PROCON ATENDE MAIS DE 13.000 CASOS EM 2009
O PROCON Araçatuba atendeu 13.388 consumidores durante o ano de 2009. Os consumidores estiveram no órgão para consultar ou reclamar seus direitos ou fazer encaminhamento à fiscalização. Como líder nas reclamações está a telefonia fixa, seguida de telefonia celular, cobrança indevida de taxas bancárias entre outras. Os problemas reclamados foram divididos em serviços privados, assuntos financeiros, serviços essenciais e produtos. Em duas dessas categorias, a de serviços privados e a de produtos, a telefonia fixa e móvel foram líderes nas reclamações. Foram 1.693 queixas sobre a cobrança indevida e abusiva, entre outras, referentes à telefonia fixa e 296 reclamações de telefonia móvel, que inclui serviços mal executados, impróprios e inadequados. Os bancos também foram alvos dos requerentes. As cobranças indevidas e problemas com cartões de crédito levaram 876 consumidores ao órgão para oficializarem suas reclamações. Consórcios de motos, cobranças indevidas de cursos de informáticas também geraram queixas oficiais. A diretora-executiva do PROCON, Maria Cristina Pereira Nova, avalia o ano como positivo. “Em 2009 tivemos avanços importantes na lei de defesa do consumidor, como a lei da entrega, a da portabilidade numérica, regulamentação da lei dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC). Esperamos que em 2010 os consumidores exijam dos fornecedores o cumprimento das leis e reclamem mesmo pelo seus direitos”, disse.
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