Você é nosso visitante nº

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LEMBRANDO OS 30 ANOS DA ANISTIA POLITICA


Eventos temáticos vão relembrar 30 anos de anistia política

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso - Data: 28/10/2009 00:11:10


Durante a 35ª sessão ordinária do ano, o plenário aprovou em discussão única projeto de resolução de autoria das vereadoras Edna Flor (PPS) e Durvalina Garcia (PT) que autoriza a realização de eventos para comemorar os 30 anos de anistia política no Brasil, por meio de parceria entre os poderes Executivo e Legislativo.


Na justificativa apresentada no projeto, as autoras afirmaram que os princípios morais e éticos dos direitos humanos não foram respeitados durante a ditadura militar. Segundo elas, muitas pessoas que praticaram violências diversas contra os brasileiros não foram declarados culpados e transitam pela sociedade sem ter sido responsabilizados por seus atos.


“Hoje, passados trinta anos da publicação pelo governo do Brasil da lei que concedeu anistia política a esses brasileiros, vítimas de torturas e outros tipos de sofrimentos durante um longo período, ainda temos muito temos a refletir”, explicaram. “As novas gerações precisam conhecer ao menos um pouco dessa história e saber dos crimes cometidos contra a humanidade, durante o período de repressão”, completaram.


No último dia 20, a presidente da Câmara Municipal se reuniu com uma comissão formada pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento, Mauro Rico; secretário municipal da Cultura, Hélio Consolaro; e o professor e anistiado político Euclides Paes de Almeida para iniciar o planejamento de uma exposição multimídia temática em Araçatuba sobre as três décadas de comemoração da lei de anistia.


De acordo com Almeida – idealizador da mostra - o evento será realizado de 30 de novembro a 13 de dezembro na sede da subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Conforme a comissão, estão programadas palestras, exibição de filmes, músicas e outras manifestações artísticas que tiveram sua divulgação parcialmente ou totalmente proibida durante a ditadura militar no País.


..:: Listagem Notícias ::..

O BRASIL ESTA NO RUMO CERTO....

Número de desempregados é menor em setembro em seis regiões, diz Dieese


O número de desempregados nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Recife e do Distrito Federal foi estimado em 2,88 milhões de pessoas em setembro, 43 mil a menos do que no mês anterior.
De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e divulgada nesta quarta-feira (28) em São Paulo, o nível de ocupação manteve-se estável (0,1%), com a criação de 16 mil ocupações e a saída de 27 mil pessoas do mercado de trabalho.
Segundo a pesquisa, o total de ocupados nas seis regiões pesquisadas foi estimado em 17,16 milhões de pessoas e a população economicamente ativa em 20,05 milhões.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CAMARA SEDIA 1º ENCONTRO DE MOVIMENTOS POPULARES.





Câmara sedia I Encontro de Movimentos Populares em Araçatuba




Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco Data: 27/10/2009 09:32:38







Líderes comunitários, representantes de mais de 15 bairros, de Comunidades Eclesiais de Base, de associações e de grupos de jovens, participaram, no último domingo (25/10), no plenário da Câmara, do I Encontro de Movimentos Comunitários de Araçatuba. O principal tema em discussão foi o resgate no fortalecimento do trabalho das associações de bairros.




A vereadora Profª Durvalina Garcia (PT), também participou do evento. Um dos organizadores, Argemiro Luciano dos Santos, traçou a história dos movimentos populares no Brasil desde a sua criação, na década de 60, até a atualidade. “Os movimentos começaram logo após o fim da ditadura militar, com o início da democratização do país. Vendo o seu lugar de viver abandonado pelas autoridades, os moradores saíram de sua passividade, se mobilizaram e começaram a lutar por seus direitos”, explicou.




Ele lembra que em Araçatuba, o Consabs (Conselho das Sociedades Amigos de Bairros) e as Sabs (Sociedades Amigos de Bairro), chegaram a ser órgãos atuantes e registraram grandes conquistas para o município. “Um abaixo-assinado organizado pelo Consabs impediu que o Hospital da Mulher fosse vendido para a Unimed, na época em que a cooperativa estava pensando em adquirir um imóvel para montar a unidade na cidade. Graças às milhares de assinaturas que colhemos a Unimed construiu hospital próprio e o Hospital da Mulher continuou em funcionaento ”, disse.




Dispostos a voltar a ter voz, os representantes de bairros prometem refortalecer os movimentos populares no município, com o objetivo de lutar pelos serviços urbanos que fazem falta nos bairros. Alguns, trouxeram sugestões no encontro. Outros, como já são veteranos nesse tipo de luta, já tem até a receita do sucesso. “Se os políticos não fizeram interferências nas atividades das SABS, elas voltam a funcionar de forma atuante”, explica o ex-presidente do Consabs, João Loyola Pontes.




Durante o encontro, a advogada Lorana Prado, de Bauru, que atua em movimentos de mulheres e de agricultura familiar, fez um alerta de que forma a comunidade pode contribuir nos debates para um orçamento participativo. “As propostas precisam estar formadas e entregues durante as audiências públicas”, finaliza.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

1º ENCONTRO DE MOVIMENTOS POPULARES








NO ULTIMO DIA 25/10/2009 NA CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES, FOI REALIZADO O 1º ENCONTRO DE MOVIMENTOS POPULARES COM A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS DIRIGENTES DE ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO, MEMBROS DE PARTIDO DE ESQUERDA, MEMBROS DA JPT, MEMBROS DA UJS, INTEGRANTES DO MST E POPULARES.








COM O APOIO DO GABINETE DA VEREADORA DURVALINA, OS PARTICIPANTES DO ENCONTRO, PARTICIPARAM DE PALESTRAS E GRUPOS DE DEBATE, ENTRE OS PRINCIPAIS TEMAS O MAIS IMPORTANTE FOI A MOBILIZAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS NOS BAIRROS, ENTRE AS PRINCIPAIS DELIBERAÇÕES FOI ORGANIZADO UMA COMISSÃO DE 11 MEMBROS PARA AJUDAR A REORGANIZAR OS MOVIMENTOS POPULARES.








EM SUA FALA A VEREADORA PROFº DURVALINA GARCIA (PT) COMENTOU SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR E A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO POPULAR ORGANIZADO TEM QUE SER INDEPENDENTE EM RELAÇÃO AOS POLÍTICOS, POIS O MOVIMENTO TER QUE ANDAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS, E COBRAR DOS POLÍTICOS OS COMPROMISSOS DE CAMPANHA.








O SENTIMENTO NO FINAL DO ENCONTRO ERA DE EUFORIA POIS A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO SUPEROU A ESPECTATIVA DOS ORGANIZADORES.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LUTANDO PARA REORGANIZAR A QUESTÃO A AGUA.



ARAÇATUBA 22 DE OUTUBRO DE 2009




OS VEREADORES PROFº DURVALINA GARCIA (PT) E RIVAEL PAPINHA (PSB) RECEBERAM A VISITA DOS DIRETORES DO DAEP, A REUNIÃO ACONTECEU NO GABINETE DA VEREADORA PROFº DURVALINA, ONDE OS VEREADORES RECEBERAM INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA AUTARQUIA DE PENAPOLIS.




audiência publica.



Autoridades e população debatem soluções para o asfalto em audiência








Data: 21/10/2009 21:29:29


É mais viável que o município realize as obras de asfaltamento e recuperação da malha viária ou terceirize esses serviços. Esse foi um dos principais questionamentos dos participantes da audiência pública, realizada na Câmara, nesta quarta-feira (21/10), para discutir as obras de infraestrutura urbana de 2009 e 2010. O evento contou com uma significativa participação popular, a presença de maciça dos vereadores, da maioria do secretariado do município e de muitos funcionários municipais.


Segundo os dados apresentados pela Prefeitura, a falta de equipamentos e de pessoal seria o principal entrave para que o município faça as obras necessárias com relação ao asfalto. Além disso, o tempo de demanda para licitação, visando à compra de materiais e equipamentos também impossibilita as ações. Outro ponto de debate foi a viabilidade ou não da massa asfáltica fria, já produzida na usina local e utilizada apenas para tapa-buracos.


A secretária de Planejamento e Habitação, Denise Carvalho Schneider, explicou sobre os prós e contras da mistura quente, que é mais durável e mais cara, e da mistura fria, que seria mais barata e menos durável. Com relação aos gastos para ampliar a capacidade de processamento da usina local, para que a massa nela produzida fosse suficiente para recuperação e pavimentação asfálticas, o secretário de Obras, Tadami Kawata, informou que perícia técnica apontou a inviabilidade do projeto. “Seria melhor comprar uma usina nova a aperfeiçoar a que existe no município”, afirmou.


Durante a audiência pública, que durou quase quatro horas, a Prefeitura divulgou um balanço dos serviços realizados e dos que aguardam a licitação para serem viabilizados. O prefeito disse que pretende comprar equipamentos para o município com financiamento do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social, e que os recursos disponíveis hoje serão utilizados para ampliação das equipes da operação tapa-buracos por meio da terceirização.


A audiência pública foi uma iniciativa da Comissão de Infraestrutura da Câmara, formada pelos vereadores Rivael Papinha (PSB) e Olair Bosco (PP). “O debate foi positivo, pois contou com a participação de autoridades e da população, o que muito enriqueceu as discussões. Os cidadãos, como deve ser, usaram a Câmara para apresentar suas reivindicações e propor soluções”, disseram os vereadores ao final do encontro.

RELACIONAMENTO COM A MILITÂNCIA


APOIO A JUVENTUDE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES...


os companheiros


VEREADORA PROFº DURVALINA E O DEPUTADO FEDERAL JOSÉ GENUINO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ALGUNS MOMENTOS DO MANDATO DA VEREADORA PROFº DURVALINA.











APOIO POLITICO

VEREADORA PROFº DURVALINA COM A DIRIGENTE DO PT ESTADUAL CILENE, O DEPUTADO FEDERAL JOSÉ GENUINO, PAULO DO PT NACIONAL, A COODENADORA DA MACRO ARAÇATUBA VALDEREZ VEGIATO MOYA






VEREADORA PROFº DURVALINA GARCIA E O LIDER SINDICAL CARLÃO DURANTE ENCONTRO DA CUT.







VEREADORA PROFº DURVALINA GARCIA E A TESOUREIRA DA JUVENTUDE DO PT BRUNA CAROLINE VENANCIO.




















































































































APOIO POLITICO

COMO UMA DAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NA REGIÃO DE ARAÇATUBA, A PROF DURVALINA TEM UMA AMPLA REDE DE APOIO POLITICO.
ONDE ESTÃO AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DO MUNICIPIO, A REGIÃO DE ARAÇATUBA, DO ESTADO DE SÃO PAULO E LIDERANÇAS NACIONAIS.






VEREADORA PROFº DURVALINA E O PREFEITO CIDO SÉRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ARAÇATUBA








VEREADORA PROFº DURVALINA E O SECRETARIO GERAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ARAÇATUBA FERNANDO ZAR.

VEREADORA PROFº DURVALINA EM REUNIÃO COM O DEPUTADO ESTADUAL ROBERTO FELICIO, O PREFEITO DE ARAÇATUBA CIDO SÉRIO, NO 1º ENCONTRO DE VEREADORES DO PT DA REGIÃO DE ARAÇATUBA.

PRINCIPAIS PONTOS DE SEU MANDATO....








O mandato da Profª Durvalina tem sido pautado por:


Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;


Luta pelo desenvolvimento sustentável no meio rural e na cidade, bem como na segurança alimentar;


Participa de comissões que acompanha a elaboração de Plano de cargos, carreira e salário, para a educação e demais carreira do funcionalismo municipal, buscando a definição e a solução para os desvios de função;


Não aceita qualquer tipo de discriminação: racismo, sexismo e homofobia;


Participa de comissão que incentiva a criação de uma rede de atendimento às mulheres vítima de violência;


Incentiva todas as formas de participação popular apoiando e apoiando e valorizando os Conselhos Municipais e as Conferências Municipais;


Participa e incentiva o movimento sindical e de juventude;


Acredita que só com “educação de qualidade para todos” pode-se construir uma sociedade justa e fraterna.

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA....








UM POUCO DA SUA HISTÓRIA....


DURVALINA GOMES GARCIA

SOU NASCIDA EM GUARARAPES, MAS MORO EM ARAÇATUBA DESDE MINHA ADOLESCÊNCIA, CASADA COM O FRANCISCO GARCIA, TENHO 3 FILHOS FERNANDA GUSTAVO E RAFAELLA.


-COMO FOI A SUA INFÂNCIA?


SÓ TENHO BOAS RECORDAÇÕES DA MINHA INFÂNCIA, MEUS PAIS FORAM EXTREMAMENTE AMOROSOS COM OS FILHOS, COM ELES APRENDI A HONESTIDADE ,A SOLIDARIEDADE E O RESPEITO COM AS PESSOAS .
FUI UMA CRIANÇA ESTUDIOSA, ADORAVA A MINHA ESCOLA E TIVE UMA INFANCIA MUITO FELIZ.


-DESDE QUANDO MILITA NA POLITICA?


COMECEI A MINHA MILITÂNCIA NO MOVIMENTO ESTADANTIL SECUNDARISTA NA J.E.C (JUVENTUDE CATOLICA ESTUDANTIL) DEPOIS NA UNIVERSIDADE, PERÍODO MUITO DIFÍCIL PORQUE ESTÁVAMOS EM PLENA DITADURA MILITAR, LOGO COMECEI A TRABALHAR COMO PROFESSORA, LOGO ME ENVOLVI NO MOVIMENTO SINDICAL.
TODAS AS OPÇÕES QUE DÃO SENTIDO À MINHA VIDA E AO MEU ENGAJAMENTO SOCIAL E POLÍTICO EU ASSUMI ENQUANTO MILITANTE DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CATOLICA, TENHO MUITAS SAUDADES DESSA ÉPOCA.


- COMO FOI O PERÍODO DA DITADURA PARA A SENHORA?


FOI UM PERÍODO DE MUITO MEDO E INSEGURANÇA , PORQUE VÍAMOS NOSSOS COLEGAS E PROFESSORES SEREM PRESOS E SEM O MENOR DIREITO DE DEFESA, FOI UM PERÍODO DE REPRESSÃO VIOLENTA E SÓ QUEM VIVEU E SE ENVOLVEU NA LUTA CONTRA A DITADURA PODE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DE DIREITO. COMO DIZ O CHICO BUARQUE NUMA MÚSICA DA ÉPOCA “ A MINHA GENTE HOJE ANDA FALANDO DE LADO E OLHANDO PRO CHÃO”.


- TEVE ALGUMA DIFICULDADE NA VIDA?


TIVE DIFICULDADES NORMAIS , MEU PAI ERA PEQUENO PRODUTOR RURAL E SEMPRE PODE NOS DAR O QUE ERA BÁSICO PARA TERMOS UMA VIDA SAUDÁVEL.


- FATOS QUE MARCARAM A SUA VIDA?


NÃO HÁ UM FATO RELEVANTE , SEMPRE LEVEI UMA VIDA DE GRANDE ENVOLVIMENTO NA VIDA POLÍTICA E SOCIAL , SEMPRE ME PREOCUPEI COM AS QUESTÕES GERAIS DA SOCIEDADE E PARTICIPEI DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E POLITICOS, NO MOVIMENTO PELA ANISTIA, DIRETAS JÁ, AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PRINCIPALMENTE NA LUTA POR EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.


-UMA PESSOA QUE MARCOU A SUA VIDA?


CONVIVI COM MUITAS GENTE LUTADORA, PESSOAS QUE SOFRERAM REPRESSÃO DA DITADURA , OUTROS ESCELENTES EDUCADORES, COLEGAS E COMPANHEIROS DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS QUE HOJE OCUPAM POSTOS IMPORTANTES E ESTRATÉGICOS EM ADMINISTRAÇÕES PUBLICAS QUE FORAM PESSOAS IMPORTANTES NA MINHA VIDA, MAS EU DESTACARIA MEUS PAIS QUE FORAM EXEMPLOS DE VIDA PARA MIM.


-GOSTA DE LIVROS?


SIM DESDE GAROTA SEMPRE TIVE UM LIVRO DO MEU LADO, LEITURA É FUNDAMENTAL NA VIDA DE QUALQUER PESSOA.
OS MOVIMENTOS SOCIAIS? A SENHORA PARTICIPA DE ALGUM?
SIM ATÉ HOJE PARTICIPO E APOIO PORQUE ACREDITO QUE A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA SÓ SE FAZ COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR.
SOU CONSELHEIRA DA APEOESP ESTADUAL E CONSELHEIRA DA CUT DE ARAÇATUBA, ME ORGULHO DA MINHA LIGAÇÃO COM OS MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E SINDICAL.




ÉDER PEREIRA MARTINS

epmfalcom@hotmail.com
ASSISTENTE PARLAMENTAR
018-97597642

FOTO DA VEREADORA PROF DURVALINA COM OS FILHOS GUSTAVO E A RAFAELA DURANTE A POSSE NA CAMARA DOS VEREADORES 01/01/09

INICIANDO AS BATALHAS


VEREADORA PROFº DURVALINA NA POSSE DE SEU 2º MANDATO NA CAMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES DE ARAÇATUBA, JUNTO COM FAMILIARES E MILITANTES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES.

FOTOS DA DIPLOMAÇÃO


PROFESSORA DURVALINA GARCIA EM SUA DIPLOMAÇÃO PARA SEU 2º MANDATO DE VEREADORA NA CIDADE DE ARAÇATUBA.