Foi aprovada na última sessão da Câmara, a criação da Comissão que acompanhará a elaboração do Plano de Saneamento do Município proposta pela Vereadora Durvalina. Segundo Durvalina, a comissão é de suma importância para acompanhamento da elaboração do plano pela Câmara, bem como da população de nossa cidade.
O novo Plano de Saneamento atende a lei federal número 11.445 de 5 de janeiro de 2007 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento. O novo plano deve atender os princípios fundamentais como:
· * Universalização do Acesso;
· * Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;
· * Adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;
· * Eficiência e Sustentabilidade Econômica
· * Controle Social, entre outros.
A Vereadora Durvalina falou também, sobre a saúde em Araçatuba. Ela ressaltou os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, que vem trabalhando muito para não deixar os pacientes que fazem tratamento em hospitais fora de Araçatuba. “É importante o debate, mas temos que reconhecer que o município está oferecendo transporte aos munícipes.” Disse a vereadora.